top of page

MANIFESTo

Um dos produtos do I Simpósio Internacional de Saúde Mental na Gestão Integral de Riscos e Desastres foi a criação pelos organizadores, palestrantes e participantes um Manifesto. É uma parceria entre Universidade de Brasília, Ministério da Saúde do Brasil e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e de todos os participantes.

 

Clique no botão abaixo para ter acesso ao documento completo: 

 

"Considerando o aumento da frequência e da intensidade dos desastres no Brasil nos últimos anos, geradores de um cenário complexo para a elaboração de estratégias de cuidado em relação às comunidades afetadas, especialmente no âmbito da Saúde Mental (SM) e da Atenção Psicossocial (AP), torna-se premente debater formas de viabilizá-las no campo das políticas públicas e da intersetorialidade.

Nessa direção, nos dias 23 e 24 de novembro de 2015, a Universidade de Brasília (UnB), o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizaram na cidade de Brasília - DF, o I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DESASTRES.

​

O evento configurou-se como um marco nacional de interlocução entre a população diretamente afetada pelos desastres, atores da SM e da AP que atuam nas três esferas de gestão em organismos internacionais, bem como docentes, discentes e pesquisadores vinculados ao tema. O objetivo foi ampliar as possibilidades de trabalho, estudo, trocas e aprendizado; e também fornecer subsídios para promoção de cuidados em SM e AP na Gestão Integral de Riscos e Desastres (GIRD) fundamentados em reflexões éticas, estéticas, políticas e sociais baseadas nas contribuições desse campo de saber no contexto das políticas públicas. O evento contou ainda com a participação de representantes nacionais e internacionais dos Ministérios da Saúde e Universidades da Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Cuba."

​

Trecho retirado do Manifesto do I Simpósio Internacional de Saúde Mental na Gestão Integral de RTiscos e Desastres. 

bottom of page