top of page

PALESTRANTES

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

Alexis Lorenzo Ruiz

(Cuba)

 

Doutor em Ciencias Psicológicas  pela  Universidade Nacional do Ministerio do Interior da República da Ucrania (2000).

 

Especialista Principal desde a fundação (1990) na área psicosocial do Programa Cubano de Chernobil.

 

Criou en 1992 o Centro de referencia para a preparação e apoio psicológico em desastres da Sociedade Nacional Cubana da Cruz Vermelha.

 

Desde 2001 é membro do Centro Latinoamericano de Medicina de Desastres (CLAMED)

 

Desde 2008 é Coordinador del Comité Académico de la Maestría “Salud y desastres”.

 

Carlos Machado de Freitas

(Brasil)

 

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992),

 

Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996)

 

Pós-doutor pelo Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (2007-2008).

 

Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, com atividades de pesquisa e ensino sobre temas da saúde ambiental.

 

Atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde, com atividades de pesquisa e ensino sobre desastres naturais e tecnológicos

Confirmado !

Confirmado !

Duncan Pedersen

                    (Canadá)

 

 

Professor do Departamento de Psiquiatria e Divisão de Psiquiatria Social e Transcultural, Universidade McGill (Montreal, Candá)

 

Diretor Científico da OMS com base Montreal - Centro de Colaboração para Pesquisa e Treinamento em Saúde Mental Global.

 

Médico, com formação em saúde pública, epidemiologia e antropologia médica, com vasta experiência de pesquisa de campo na América do Sul, principalmente entre os povos indígenas, populações andinas, bacia Amazônica e Nordeste do Brasil.

 

Acesse aqui, aqui e aqui algumas de suas publicações!

Confirmado !

Janaina Rocha Furtado

(Brasil)

 

Psicologa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004)

 

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).

 

Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Desastres (CEPED).

 

 

 

Confirmada !

Solange Araujo

(Brasil)

 

Especialista em Psicologia Social.

 

Graduada na PUC-MG em 1988. Coordenou a elaboração e implantação de metodologias de organização comunitária para prevenção e defesa de riscos de inundação na cidade de Belo Horizonte.

 

Atuante na promoção de redes de comunicação comunitária para alertas de chuvas; promoção de elaboração de mapas de riscos e planos comunitários de contingência. 

 

Psicóloga, coordenadora técnica dos Núcleos de Alerta de Chuvas.

Confirmada !

Silvia Bentolila

(Argentina)

 

Médica psiquiátrica argentina e criadora da Rede Provincial de Saúde Mental em Incidente Crítico (PROSAMIC), uma equipe treinada para prestar aconselhamento em situações agudas.

 

Atua como Coordenadora de Saúde Mental do Ministério da Saúde da província de Buenos Aires.

 

Supervisora dos programas de atenção primária em saúde mental.

 

 

Confirmada !

 

Károl Veiga

(Brasil)

 

Psicóloga; Doutora em Antropologia (Antropologia Médica e Saúde Internacional) pela Universitat Rovira i Virgili (URV), Tarragona, Espanha.

 

Professora e pesquisadora em saúde coletiva, saúde mental, acompanhamento terapêutico, psicanálise, reforma psiquiátrica, experiência urbana.

 

Ex-Diretora do Departamento de Ações em Saúde do Rio Grande do Sul e Ex-coordenadora Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul, responsável pela coordenação estadual das estratégias de saúde mental durante o Evento Crítico da Boate Kiss e enchente de São Lourenço do Sul.

 

Confirmada !

Ionara Rabelo

(Brasil)

 

Doutora em Psicologia com estágio sanduíche na República Dominicana (INSTRAW/ ONU Mulheres).

 

Professora da Universidade Federal de Goiás. Psicóloga da Divisão de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Goiânia.

 

Psicóloga voluntária do Médicos sem Fronteiras com missões no Oriente Médio, Territórios Ocupados da Palestina (2011), e fronteira da Turquia e Síria (2014) atendendo vítimas de conflitos armados, em Tabatinga-Amazonas (2012) atendendo haitianos em processo migratório, e projeto de Ebola (Liberia, 2015)

Confirmada !

Eliane Lima e Silva

(Brasil)

 

Coordenadora do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental dos riscos associados a desastres (Vigidesastres). - Ministério da Saúde - Brasil

 

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília;

 

Tem experiência na área de Geografia da Saúde, atuando principalmente em emergência em saúde pública por desastres, gestão da informação, saúde e ambiente e mudanças climáticas.

 

 

Roberto Tykanori

 (Brasil)

 

Coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Brasil. 

 

Médico psiquiatra formado pela USP (1983), doutor pela UNICAMP (2001) em saúde coletiva. Pesquisador de temas relacionados à saúde mental e reforma psiquiátrica. 

 

Confirmado !

Paz Anguita Hernández

(Chile)

 

Professora do Departamento de Gestão de Riscos em Emergências e Desastres. Subsecretaria de Redes Assistenciais, Departamento de Emergencias e Desastres do Ministerio da Saúde do Chile.

 

 

 

Confirmada !

Sueli Lima

(Brasil)​

 

Representante da Associação das Vítimas de Césio 137 de Goiânia em 1987.

Confirmada !

Mariana Siena

(Brasil)

 

 

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre e doutora pelo Programade Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos/SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres/NEPED. É integrante do Grupo de Pesquisa “Sociedade e Recursos Hídricos”. Professora de Sociologia e Filosofia no Instituto Atlântico de Ensino de Piracicaba/SP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia dos Desastres, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Social, Abrigos Temporários, Vulnerabilidade e Cidadania.

Confirmada !

Ana Cecília Weintraub

(Brasil)

 

Psicóloga pela universidade Católica de São Paulo (2004) e mestre em saúde pública pela USP (2012). Doutorado em andamento pela USP.

 

Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Médicos Sem Fronteiras - Brasil e membro representante na Assembléia Geral Internacional da mesma organização.

 

 

Confirmada !

Sandro Schottz

(Brasil)

 

 

Professor de geografia da rede pública municipal e bombeiro miliar. Atuou como coordenador de ações de salvamento, busca e resgate de vítimas no bairro de Córrego d´Antas em janeiro de 2011.

 

Presidente da Associação de Moradores do bairro Córrego d'Antas.

 

Acesse o site da Associação aqui.

Confirmado !

Élcio Alves Barbosa

(Brasil)

 

Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Clique aqui para acessar informações sobre o Cenad e aqui para a página oficial do Cenad.

 

 

 

Zohra Abaakouk

(Brasil)

 

Coordenadora da Unidade Técnica de Determinantes Sociais da Saúde e Riscos para a Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS no Brasil. Responsável técnica de Saúde Mental por 6 anos junto a Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras.

 

 

Confirmada !

Maria Luiza Pacheco

(Brasil)

 

Psicóloga, mestre e especialista em Psicologia Clínica (PucRs e UFRGS).

 

Psicóloga do Acolhe Saúde (Serviço de atendimento psicossocial destinado às pessoas afetadas pelo incidente crítico na boate Kiss) - Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. 

Confirmada !

Júlia Pacheco

(Brasil)

 

Coordenadora geral substituta da CGFNS da Força Nacional do SUS. Acesse mais informações sobre a FN-SUS aqui. 

Patrícia Gula

(Brasil)

 

 

Moradora da cidade de Nova Friburgo. Voluntária durante o Desastre de 2011. Psicóloga Clínica e Acompanhante Terapêutica.Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP – Fiocruz.

bottom of page